Rio Juqueriquerê, um importante marco na história de Caraguatatuba
O rio Juqueriquerê está localizado na região Sul da cidade de Caraguatatuba, possui cerca de 13 quilômetros de extensão sendo o único rio navegável Litoral Norte do Estado de São Paulo.
Ao longo de seu curso, podem ser realizados passeios de barco ou jet-ski, pesca esportiva e desfrutar de paisagens deslumbrantes que abrigam grande diversidade de nossa fauna e flora.
Terminologia
Juqueriquerê de origem tupi-guarani, desperta questionamentos, para alguns o significado é ‘planta que dorme’, por ter uma grande quantidade de mimosa pudica (mais conhecida como dorme-dorme), uma espécie de planta que ao encostamos, parece murchar. Para outros, o significado vem de Rio de água salobra.
(Foto: PMC/ Divulgação)
História
Caraguatatuba começou a ser povoada no início do século XVII, através das Sesmarias, sendo a primeira ocupada na bacia do Rio Juqueriquerê, em 1609. A partir dessa data, começou a surgir o primeiro povoado da vila de Santo Antônio de Caraguatatuba.
A partir de 1927, o rio foi responsável pela exportação de laranja e banana para a Inglaterra, através da Fazenda São Sebastião, uma das fazendas mais importantes da região.
Nos anos de 1636 e 1948 o Rio Juqueriquerê serviu como divisa entre Caraguá e São Sebastião até que um decreto estadual transferiu a divisa das duas cidades para o Rio Perequê-Mirim.
A ponte com quarenta metros de comprimento por oito metros de altura é considerada uma verdadeira obra de arte pela engenharia. Naquela época, pontes com arcos eram necessárias para dar sustentação a grandes vãos, como era o caso do Rio Juqueriquerê. Antes da construção da ponte, moradores, animais e carros eram transportados por chatas de madeira.
A Ilha
A Ilha Morena tem o privilégio de estar cercada pelo rio Juqueriquerê e fazer parte desse importante ecossistema, preservando sua fauna e flora. Faça sua reserva conosco e venha conhecer esse cantinho tão especial da natureza.